Universo de Portinari a um clique de distância

O respiro aliviado que João Cândido Portinari deu ao perceber que havia superado em meados dos anos 2000 o desafio abraçado no final da década de 70, quando decidiu catalogar toda a obra de seu pai, poderia ter sido a deixa para ele retornar à vida de pesquisador e professor de engenharia e matemática na universidade. Mas a verdade é que isso não seria “tão Portinari quanto poderia ser”. Faltava uma parte importante ali: abrir todo aquele acervo para o acesso do público. Deixar ao alcance do povo uma obra que fala sobre o povo. Um novo compromisso, então, seguiu o da catalogação, e o herdeiro junto a sua equipe do Projeto Portinari passou a planejar uma plataforma virtual. Uma galeria on-line.

Esse é o resumo da ópera que leva até o endereço www.portinari.org.br, um recente espaço web com mais de 30 mil itens relacionados ao célebre “Candinho”, como era apelidado por familiares e amigos próximos o artista de Brodowski (SP), que retratou com seus pincéis questões humanas e sociais sensíveis, inclusive à época da forte censura do regime militar no Brasil. No portal de acesso gratuito estão mais de 5.000 obras do artista, cerca de 6.000 cartas e ainda mais de 1.000 fotos.

Os caminhos que levam à história de Candinho

Os caminhos virtuais para conhecer parte da vida e obra de Cândido Portinari não são poucos. Reportagens, artigos na Wikipedia, dissertações de mestrado, entrevistas dos estudiosos da sua obra e as milhares de imagens em bancos da internet podem ser acessadas assim que se digita “Portinari” num site de buscas. O portal Portinari, entretanto, é um espaço de referência, revelando não somente a produção do próprio artista, mas o mundo do qual ela fazia parte.

Leia na íntegra em: http://porvir.org/porfazer/universo-de-portinari-um-clique-de-distancia/20131014