Plataforma torna celular um aliado em sala de aula

O uso da tecnologia tem reformulado a educação e criado tendências que abrem espaço para abordagens mais inovadoras em prol da aprendizagem. Esse redesenho transforma antigos vilões da sala de aula, como celulares e tablets, em grandes aliados no envolvimento dos alunos, mas ainda é um desafio fazer com que as novas possibilidades trazidas pelos dispositivos móveis sejam aplicadas de forma prática e sustentável pelos professores. Com essa missão em mente, a Nearpod, lançada em 2012, em Miami, nos Estados Unidos, já atinge mais de um milhão de alunos em todo o mundo.

Trata-se de uma plataforma de aprendizagem móvel em que os professores podem criar, customizar e compartilhar com os estudantes apresentações interativas por meio de computadores, tablets e smartphones. Em um só aplicativo – facilmente baixado e executado nos sistemas operacionais iOS, Android, Chromebooks e Windows Mobile -, é possível desde produzir uma aula multimídia até monitorar os dispositivos dos alunos e receber relatórios sobre o rendimento de cada estudante.

Em entrevista ao Porvir, o cofundador e CEO da Nearpod Guido Kovalskys explica que, na visão da empresa, os ambientes de aprendizagem virtual ou Learning Management Systems (Sistemas de Administração de Aprendizado) tradicionais estão focados em disponibilizar atividades que acontecem fora da escola, mas dificilmente resolvem o problema de engajamento do aluno dentro da sala de aula. “A Nearpod veio para solucionar essa questão e estamos criando uma nova categoria que gosto de chamar Classroom Management System [Sistema de Administração de Sala de Aula].”

Saiba mais em: http://porvir.org/porcriar/plataforma-transforma-celular-em-aliado-na-sala-de-aula/20150428