O que as escolas mais incríveis do mundo têm?

O que está por trás de algumas das escolas mais incríveis do mundo? Para responder a essa pergunta, Daniel Larusso, criador do Nós.vc, e Eduardo Cuducos, que desenvolveu o Mútuo – plataforma para financiar e compartilhar a propriedade de bens –, resolveram botar o pé na estrada no que estão chamando de Expedição Liberdade para conhecer bem de perto várias iniciativas inovadoras. E a boa notícia é que eles vão contar tudo o que eles experimentarem por meio de textos, infográficos, minidocumentários e encontros abertos, que serão realizados aqui no Brasil, ainda sem data definida.

Entre as escolas que serão visitadas estão a Schumacher College, a Trade School, a School of Life e a General Assembly. Ainda em fase de confirmação entram a Brockwood Park School, a Summerhill, a KaosPilot, a HyperIsland e a Studio Schools. Segundo o expedicionário Cuducos, o que essas escolas têm em comum é o questionamento ao modelo tradicional de educação. “Não tenho nada contra o modelo padrão, em que o professor fica lá na frente passando o conhecimento. O único problema é se esse modelo for hegemônico, se não restarem alternativas para aqueles que querem fazer diferente”, afirma.

Para ele, as iniciativas que vão visitar saem do questionamento cômodo dos modelos de vida “escola-vestibular-faculdade-trainee-gerente-executivo” para construir novos modelos possíveis. “Se somos livres, cabe a cada um escolher qual caminho seguir. Só queremos construir mais caminhos para serem escolhidos, caminhos mais individuais, que respeitem maisos indivíduos, que sejam menos “tamanho único”. Não sei se fica claro traduzindo assim, mas se olharmos a expressão em inglês, talvez ajude: ‘one size fits all’. É isso que não queremos para a vida”, afirma.

Continue lendo em: http://porvir.org/porfazer/escolas-mais-incriveis-mundo-tem-2/20131018