Humor e movimento estimulam o aprendizado

“O humor é fundamentalmente importante para criar um clima de leveza, que facilita a aprendizagem”, defende o pesquisador e professor William Strean, da Universidade de Alberta, nos Estados Unidos. Para ele, entretanto, a perspectiva de humor vai além de contar piadas e obter gargalhadas dos alunos. Ele passa também por trabalhar o movimento físico, atividades lúdicas e contação de história. E Strean não propõe esse trabalho para alunos da educação básica, o que o professor faz é usar essas metodologias para jovens universitários. Segundo ele, é no ensino superior, onde estamos mais focados nas habilidades cognitivas quando mais precisamos trabalhar habilidades como paciência, trabalho sobre pressão, concentração e o pensamento criativo.

Começar uma aula com a leitura de um texto engraçado, compatilhando uma história divertida ou ainda jogando e dançando, para Strean, pode ter um impacto direto no aprendizado. “Embora a aprendizagem seja um negócio sério, pressão e emoções negativas podem ficar no caminho de uma pedagogia de sucesso. O humor é uma boa forma de desviar a atenção desses problemas”, afirma. Em seu artigo, o professor explica que o nosso nível de atenção durante uma aula, o que chama de consciência somática, é impactado por nossos sentimentos e empatia com o professor. “Somos incapazes de separar emoções da racionalidade”, garante o educador que, depois depois de 18 anos trabalhando com essa metodologia, recebeu o Prêmio Rutherford de Excelência em Ensino Superior.

Ou seja, os alunos serão menos capazes de prestar atenção na aula e, por consequência, apreender todo o conteúdo, se estiverem preocupados com outras coisas ou apreensivos com o tratamento do próprio professor. “Além de promover a tão valiosa leveza, o humor constrói a ligação professor-aluno, que é essencial para a absorção e retenção do conteúdo”, disse Strean em entrevista ao Porvir. “Para melhorar essa relação com os alunos, nada melhor do que um professor fazer piada de si mesmo, por exempo.”

Continue lendo em: http://porvir.org/porfazer/humor-movimento-estimulam-aprendizado/20131212