Google lançará plataforma de ensino colaborativo

O Google parece ser o mais novo a seguir o caminho do aprendizado colaborativo. O maior buscador do mundo já se prepara para lançar sua plataforma de crowdlearningGlossário compartilhado de termos de inovação em educação: o Helpouts. Ainda em fase de testes, o portal servirá como ponte para conectar pessoas interessadas em ensinar e aprender qualquer coisa. Os conteúdos poderão ser cobrados ou gratuitos e a estimativa é que a plataforma esteja no ar em um mês.

Assim como o veterano School of Everything (Escola de Tudo, em tradução livre), criada em 2006 nos Estados Unidos, o Helpouts também permitirá que os usuários criem e ofereçam conteúdos na plataforma. A diferença que eles poderão aproveitar nesse mesmo ambiente, de forma integrada, os serviços do Google, como o Hangout e o Youtube, além do Google Calendar, que ajudará a programar suas aulas antecipadamente. Os conteúdos poderão ser cobrados ou não. Caso sejam pagos, é possível, inclusive, usar o Google Wallet, que é semelhante ao PayPall, que permite pagamento on-line. No caso do serviço do Google, é possível pagar ou enviar dinheiro via Gmail utilizando os números dos cartões de crédito e débito introduzidos na conta Google Wallet.

De acordo com informações do TechCrunch, o Helpouts surge como uma forma de acabar com as barreiras do ensino presencial. Assim, ao usar a plataforma, um professor da Argentina poderá oferecer aulas de espanhol a um estudante do Japão, ou um professor de ioga, em Nova York, poderá oferecer seus conhecimentos a uma doméstica do Texas.

Leia na íntegra em:http://porvir.org/porcriar/google-lancara-plataforma-de-ensino-distancia/20130729