Educação 3.0 coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem

*Gonçalo Margall
Para mim, a educação adaptativa é mais um passo em direção a esse mundo tão claramente visto e vivido por Paulo Freire. Se a educação é o espaço de transformação e evolução do homem por excelência, estamos vivendo, agora, um novo limiar de mudanças. A soma dos conceitos da educação adaptativa com a tecnologia disponível na educação 3.0 faz com que pela primeira vez na história da humanidade seja possível reunir dois grandes feitos: focar a educação no perfil individual do aluno, e fazer isso com milhões de alunos ao mesmo tempo.

Na primeira onda da educação – período que conforme o autor que define o que foi a educação 1.0 durou milênios ou séculos – o modelo era totalmente individual. Um tutor iria ensinar diversas disciplinas a um único aluno (normalmente um filho da elite, destinado a preservar as conquistas da geração anterior). Isso era feito num quarto da casa onde vivia este menino, numa biblioteca, na varanda – o lugar era privilegiado e o esquema de aulas particulares também.

Fora deste cenário estavam todas as outras classes sociais, e as mulheres também. O resultado da educação 1.0 foi a formação de alguns sábios e intelectuais mas, também, a persistência do analfabetismo, a impossibilidade de ter acesso ao conhecimento, o fortalecimento dos abismos entre classes e geografias.

Matéria completa:http://corporate.canaltech.com.br/noticia/educacao/Educacao-30-coloca-o-aluno-no-centro-do-processo-de-aprendizagem