Curso ensina a criar uma ‘Sala de Aula invertida’

Professores e gestores de todo o país curiosos não apenas em entender o conceito mas também saber como aplicar o flipped classroom ou sala de aula invertidaGlossário compartilhado de termos de inovação em educação poderão participar do curso on-line Flip: a Sala de Aula Invertida que será realizado entre os dias 16 de setembro e 4 de outubro. Um dos principais estudiosos do tema, o norte-americano Jon Bergmann será o instrutor. “Nós estamos passando por um processo de evolução onde o ensino e aprendizagem precisam focar mais o aluno e menos no professor”, afirma Bergmann, que é um dos autores do livro Flip Your Classroom.

Focado na busca por um processo pedagógico mais qualitativo, que visa a otimizar o tempo da sala de aula com um contato professor-aluno mais produtivo, o flipped classroom é um conceito ainda recente entre educadores brasileiros. Nos Estados Unidos, desde 2006, professores e especialistas têm estudado experiências na área.

Tornada possível graças à crescente popularização das videoaulas em plataformas como o YouTube – a exemplo do professor celebridade da rede Salman Khan –, a flip trabalha, em sua essência, com a lógica de repassar aos alunos explicações curtas, diretas e objetivas em vídeo, que podem ser assistidas em casa por meio de diversos dispositivos: dos celulares aos tablets. E, principalmente, antes da aula.

Leia mais em: http://porvir.org/porfazer/curso-ensina-criar-uma-sala-de-aula-invertida/20130807