9 dicas para ajudar a iniciar e a concluir um Mooc

Com a popularização dos Moocs (os cursos on-line, abertos e gratuitos), movimento iniciado pelas plataformas norte-americanas Coursera, edX e Udacity a partir do ano passado, centenas de milhares de usuários puderam ter acesso ao conhecimento oferecidos por universidades de elite, como Harvard e Stanford. Com a criação recente de outras plataformas nacionais de Moocs em países como China, França e Reino Unido, além da tradução de cursos em vários idiomas, inclusive o português, essa oferta ficou ainda mais próxima do usuário. O problema, no entanto, é que dos milhares de internautas que se inscrevem para um Mooc, 90% deles simplesmente abandonam o curso.

Os dados, do site especializado em tecnologia Business Insider, ainda mostram que a maioria dos usuários cadastrados em cursos disponibilizados em uma dessas plataformas nem sequer chegam a finalizar a primeira parte do treinamento. Um dos principais motivos, segundo a publicação, não é mistério para ninguém. Aproveitando a novidade da emergência desse tipo de curso, oferecido gratuitamente, muitos usuários não veem problema algum em abandonar o Mooc tão logo surja algum “imprevisto”. Seja por falta de tempo, de despreparo para essa nova forma de aprendizado ou simplesmente desinteresse pelo curso logo após a inscrição.

O fato é que, se antes o problema era o acesso restrito a esse tipo de conhecimento, hoje o desafio é outro: fazer com que os participantes consigam concluir o Mooc no qual se inscreveram. Então, para facilitar não apenas a conclusão, como o próprio planejamento e escolha do curso que mais encaixa no perfil de cada usuário, confira algumas dicas que podem ajudar o usuário de Mooc de primeira viagem a entrar nesse novo universo e sobreviver a todo e qualquer obstáculo que surgir.

Leia na íntegra em: http://porvir.org/porpensar/9-dicas-para-ajudar-iniciar-concluir-um-mooc-2/20131113