8 princípios da gamificação produtiva

Usar jogos para promover a aprendizagem não é uma ideia exatamente nova. Mas o uso ampliado de sistemas adaptativos baseados em jogos educativos, a explosão do número de aplicativos de aprendizagem para celular e tablets e a crescente utilização de abordagens pedagógicas baseadas em games faz da gamificação uma das tendências de ensino mais importantes desta década.

De acordo com o Teachers College, da Universidade de Colúmbia (EUA), a gamificação é o uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como as recompensas e os rankings de usuários, para melhorar a motivação e aprendizagem em contextos formais e informais de educação.

Deixando para trás a lógica de jogar alguma coisa de vez em quando no celular ou no tablet para se adotar um horário programado em um sistema adaptativo na escola inteira – como a Quest to Learn, que se organizou em torno dos princípios da gamificação –, é provável que os jogos e/ou a gamificação façam parte da experiência de aprendizagem da maioria dos estudantes.

Leia na íntegra em:http://porvir.org/porfazer/8-principios-da-gamificacao-produtiva/20140228