‘A programação é a linguagem do século 21’

Que as tecnologias chegaram em nossas vidas para ficar, ninguém mais duvida. Agora, qual o futuro das inovações e como vamos interagir com elas é um tema que está sendo bastante debatido. Especialistas já apontam a programação como a linguagem do futuro e ferramentas que ensinam a codificar estão ganhando cada vez mais espaço. É o caso da Codecademy, plataforma on-line que oferece aulas gratuitas de codificação em linguagens de programação. “Quando montamos a empresa, dois anos e meio atrás, já tínhamos em mente que a programação é a habilidade mais importante do século 21”, afirma Zach Sims, um dos fundadores da startup.

Sims defende que é fundamental que as pessoas entendam por que e como essas mudanças estão acontecendo e que se envolvam com elas. “Todas as indústrias, seja de jornalismo, medicina, agricultura, são impactadas pela tecnologia. É importante que aprendam pelo menos o básico da linguagem que está mudando a vida de toda a sociedade.”

Para ele, o aprendizado da programação tem efeitos multidisciplinares, que envolve diversas áreas de nossas vidas. “Entender essa linguagem torna as pessoas melhores em muitas coisas. Melhora a capacidade de resolver problemas, em lidar com desafios e obstáculos. Essas habilidades são importantes para a vida como um todo.”

Leia mais em: http://porvir.org/porfazer/a-programacao-e-linguagem-seculo-21/20140307