Resenha acadêmica

Apresentação

Você lembra do último filme que assistiu ou do último livro que leu? Você gostou? Você o recomendaria? Por quê? Quando você responde a essas perguntas está produzindo um texto chamado resenha, que é o que vamos trabalhar neste conteúdo.

OBJETIVOS
  • Identificar a estrutura retórica da resenha.
  • Identificar questões linguísticas próprias do gênero.
  • Aplicar os conhecimentos obtidos através da realização das atividades propostas.

Ficha técnica

Unidades didáticas às quais este conteúdo pode pertencer:
  • Redação Acadêmica
  • Português instrumental
Outros conteúdos que podem se relacionar a este:
Níveis de ensino apropriados:
  • Ensino Superior

Créditos

Autores:
Coordenação pedagógica: Prof.ª Dr. Valeria Iensen Bortoluzzi
Coordenação técnica: Prof. Ms. Iuri Lammel
Instituição: Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
Data de publicação: Setembro de 2013
Local: Santa Maria - RS (BRA)
Como citar este conteúdo:
MAIS UNIFRA. Resenha acadêmica. Santa Maria, RS: Unifra, 2013. Online. Disponível em: http://maisunifra.com.br/conteudo/resenhaacademica/.

Bibliografia

Bibliografia que embasa este conteúdo:
  • MACHADO, Anna Rachel; TARDELLI, Lília Santos Abreu; LOUSADA, Eliane. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
  • FONTANA, Niura Maria; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Práticas de Linguagem. Caxias, RS: EdUCS, 2009.

Espaço do professor

Olá, professor!
A seção Ideias e Propostas tem você como foco, ao fornecer sugestões de trabalho, em diferentes contextos, com os conteúdos que você encontra no MAIS Unifra. O documento que você vai acessar não é um plano de aula, por isso não pode substituir seu planajemento pessoal. Mas você poderá ter boas ideias a partir das nossas.
Aproveite este espaço e bom trabalho!

Introdução

A resenha é um dos gêneros textuais mais solicitados na academia, embora não seja exclusivo dela. Encontramos resenhas em revistas, jornais, livros, periódicos, em sites de relacionamento, blogs pessoais e/ou institucionais, livrarias virtuais, entre outros contextos. No entanto, a apreensão do conhecimento sobre resenha e sua produção não é algo fácil ou rápido. Como qualquer gênero de texto altamente ritualizado, a produção do gênero só se torna mais eficiente com a prática recorrente. Nesse sentido, torna-se importante que se explore, passo a passo, o processo de produção da resenha, permitindo-se ao usuário que ele interaja, de forma efetiva, com o gênero.

O que é resenha?

Qual foi o último filme que você assistiu na TV, no cinema ou no DVD? Você gostou? Por quê? Você acha que eu devo assisti-lo?

Quando você me responde a essas perguntas, você está fazendo uma avaliação sobre o produto cultural em questão, e assim você está fazendo o que chamamos de RESENHA.

Veja, na tirinha abaixo, alguns amigos avaliando o filme que acabaram de assistir. Mesmo sem saber, eles estavam construindo, juntos, uma resenha do filme.

Resenha 1

Abaixo, você encontra uma resenha. Passando o mouse sobre ela, você notará que partes dela ficarão coloridas, como um destaque. Clicando nestas partes, você encontra explicações sobre a estrutura retória e linguística da resenha. Também encontrará explicações em áudio. Boa leitura!

Resenha 2

Abaixo, você encontra uma resenha. Passando o mouse sobre ela, você notará que partes dela ficarão coloridas, como um destaque. Clicando nestas partes, você encontra explicações sobre a estrutura retória e linguística da resenha. Também encontrará explicações em áudio. Boa leitura!

Resenha 3

Abaixo, você encontra uma resenha. Passando o mouse sobre ela, você notará que partes dela ficarão coloridas, como um destaque. Clicando nestas partes, você encontra explicações sobre a estrutura retória e linguística da resenha. Também encontrará explicações em áudio. Boa leitura!

Atividades

Em cada um dos botões abaixo, você vai encontrar uma história em quadrinhos sobre este conteúdo didático. Abaixo de cada história, você também encontra uma atividade para testar seus conhecimentos.

MAIS

Você pode saber mais sobre resenha acadêmica nos links abaixo:

Objetos de Aprendizagem

miniatura_let_resenha_quadrinho
Quadrinho: crítica de filme
Qual foi o último filme que você assistiu na TV, no cinema ou no DVD? Você gostou? Por quê? Quando você me responde a essas perguntas, você está fazendo o que cham ...
Tipo da mídia:
ex1
Resenha: exercício 1
Você deve selecionar a opção de conteúdo que mais se aproxima com o do parágrafo destacado. Você deve levar em conta a informação predominante no parágrafo para ...
Tipo da mídia:
ex2
Resenha: exercício 2
Você deve ler a resenha fornecida e retirar dela as informações solicitadas nos campos abaixo. Após completar cada campo, ou todos eles, como preferir, confira as pos ...
Tipo da mídia:

Participe

ComentáriosFórum

3 Respostas para Resenha acadêmica

  1. Site bem organizado porem com alguns problemas quanto a facilidade de acesso.
    A tirinha “O que é resenha?” deixou a desejar na organização e compreensão do assunto tratado assim como dificultou a interpretação de informações essenciais para públicos menos informados.
    As informações encontradas no site(a exceção da tirinha “O que é resenha?”) são bem estruturadas e de boa accessibilidade.

  2. O site tem muitas resenhas expostas e todas com bastante conteúdo e argumentos, porém não gostei muito da história em quadrinhos ficou sem um final, mais pareceu uma conversa entre dois amigos do que uma resenha. Mas as outras duas muito interessantes e com bastante criticas ao respectivos assuntos.
    Por outro lado gostei do site mostra bem como se produzir uma resenha, é bem organizado.

  3. Olá!!!
    Colegas, utilizei o conteúdo Resenha acadêmica com a turma de PP. Foi interessante a discussãoe a apreciação do material. Creio que há comentários encaminhados a vocês. Deixei que eles fizessem a apreciação e os comentários sobre o conteúdo e as atividades. Seria mais fiel, visto que são os usuários.
    Gostei da apresentação dos conteúdos, do uso do aúdio para complementar e explicar. Preciso, agora, fazer o processo como usuária/aluna para dar um retorno sobre o todo.
    Aula produtiva.

Deixe um comentário

Para participar, você precisa primeiro fazer seu login.