O que mudou? Nova Ortografia – emprego do hífen

Apresentação

Desde janeiro de 2009 o Brasil convive com duas ortografias distintas em alguns aspectos. Mas, em janeiro de 2013 apenas uma forma de grafarmos ortograficamente as palavras será oficial, e é a nova. Neste conteúdo, você poderá explorar as mudanças no emprego do hífen nas palavras da língua portuguesa do Brasil.

OBJETIVOS
  • Esclarecer as Regras Ortográficas, a partir do Acordo Modificativo da Ortografia da Língua Portuguesa.
  • Indicar o uso das Novas Regras Ortográficas em variados contextos.
  • Aplicar os conhecimentos obtidos através da realização das atividades propostas.

Ficha técnica

Unidades didáticas às quais este conteúdo pode pertencer:
  • Fonética e Fonologia do Português
  • Redação Acadêmica
Outros conteúdos que podem se relacionar a este:
Níveis de ensino apropriados:
  • Ensino Médio
  • Ensino Superior

Créditos

Autores:
Coordenação pedagógica: Prof.ª Dr. Valeria Iensen Bortoluzzi
Coordenação técnica: Prof. Ms. Iuri Lammel
Instituição: Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
Data de publicação: Maio de 2011
Local: Santa Maria - RS (BRA)
Como citar este conteúdo:
MAIS UNIFRA. O que mudou? Nova Ortografia – emprego do hífen. Santa Maria, RS: Unifra, 2011. Online. Disponível em: http://maisunifra.com.br/conteudo/nova-ortografia-emprego-do-hifen/.

Bibliografia

Bibliografia que embasa este conteúdo:
  • SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. São Paulo: Nova Geração, 2008.
  • ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
  • ZANOTTO, Normelio. A nova ortografia explicada. EDUCS, Caxias do Sul, 2009.

Espaço do professor

Olá, professor!
A seção Ideias e Propostas tem você como foco, ao fornecer sugestões de trabalho, em diferentes contextos, com os conteúdos que você encontra no MAIS Unifra. O documento que você vai acessar não é um plano de aula, por isso não pode substituir seu planajemento pessoal. Mas você poderá ter boas ideias a partir das nossas.
Aproveite este espaço e bom trabalho!

Introdução

O uso correto da ortografia em Língua Portuguesa sempre foi uma grande preocupação no âmbito escolar. No entanto, com a vigência das Novas Regras Ortográficas essa preocupação se tornou uma constante para educadores, alunos e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Então, este objeto de aprendizagem tem como objetivo primeiro oferecer um variado número de atividades que possam tornar mais agradável à assimilação dessas Novas Regras de Ortografia.

Prefixação e composição

REGRA:

  • A) O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal.
  • B) Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
  • C) Nas formações em que o segundo elemento começa por h: anti-higiénico/anti-higiênico, circum-hospitalar, co-herdeiro, contra-harmónico/contra-harmônico, extra-humano, pré-história, sub-hepático, super-homem, ultra-hiperbólico; arqui-hipérbole, eletro-higrómetro, geo-história, neo-helénico/neo-helênico, pan-helenismo, semi-hospitalar.

Obs.: Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm em geral os prefixos des- e in- e nas quais o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, desumidificar, inábil, inumano, etc.

Hífen com ‘bem’ e ‘mal’

REGRA:

  • A) Emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante.
  • B) O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas.

‘Circum’, ‘pan’, etc...

REGRA:

  • A) Emprega-se o hífen nas formações com os prefixos circum e pan, quando o segundo elemento começa por vogal, m ou n [além de h, caso já considerado atrás na alínea a)]: circum-escolar, circum-murado, circum-navegação; pan-africano, pan-mágico, pan-negritude.
  • B) Nas formações com os prefixos ex (com o sentido de estado anterior ou cessamento), sota, soto, vice e vizo: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei; sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vizo-rei.
  • C) Nas formações com os prefixos tónicos/tônicos acentuados graficamente pós, pré e pró, quando o segundo elemento tem vida à parte (ao contrário do que acontece com as correspondentes formas átonas que se aglutinam com o elemento seguinte): pós-graduação, pós-tónico/pós-tônico (mas pospor); pré-escolar, pré-natal (mas prever); pró-africano, pró-europeu (mas promover).
  • D) Nas formações compostas iniciadas pelos adjetivos grã e grão: Grã-Bretanha, Grão-Pará.
  • E) Nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem: além-Atlântico, além-mar, além-fronteiras; aquém-mar, aquém-Pirenéus; recém-casado, recém-nascido; sem-cerimónia, sem-número, sem-vergonha.

Atividades

Atividade 1
Atividade 2

MAIS

Se você quiser saber mais sobre o motivo das mudanças da ortografia da língua portuguesa, pode assistir ao vídeo disponibilizado no site da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o responsável pelo projeto no Brasil, o gramático Evanildo Bechara, e convidados fazem uma retrospectiva da história da língua, sua evolução e os motivos político-sociais para a mudança da mesma.

Objetos de Aprendizagem

letras_hifem11_miniatura01
Atividade 1: O que mudou na nova ortografia? Emprego do Hífen
Exercício de marcar V ou F em palavras que podem ter sofrido mudanças no uso do hífen, devido a nova ortografia.
Tipo da mídia:
letras_hifen1_miniatura01
Atividade 2: O que mudou na nova ortografia? Emprego do Hífen
Exercício de reescrever palavras que podem ter sofrido mudanças no uso do hífen, devido a nova ortografia.
Tipo da mídia:
letras_emphifem_batepapo_miniatura01
Nova ortografia: "Bate-papo sobre hífen"
Esquete com encenação que trata sobre mudanças da nova ortografia no uso do hífen com os prefixos "mal", "bem" e demais prefixos terminados por vogal.
Tipo da mídia:
letras_emphifem_prefixo_miniatura01
Nova ortografia: "Hífen com prefixos e radicais"
Esquete com encenação que trata sobre mudanças da nova ortografia no uso do hífen.
Tipo da mídia:
letras_emphifem_extrabalho_miniatura01
Nova ortografia: "O ex-trabalho"
Esquete com encenação que trata sobre mudanças da nova ortografia: usa-se hífen com os prefixos "ex", "vice", "pré", "pós", "sem", "recém", "pró", "além".
Tipo da mídia:
letras_emphifem_rumopan_miniatura01
Nova ortografia: "Rumo ao Pan 2011!"
Esquete com encenação que trata sobre mudanças da nova ortografia: usa-se hífen nas formações de palavras com os pseudoprefixos "pan" e "circum" quando o radical co ...
Tipo da mídia:

Participe

ComentáriosFórum

Deixe um comentário

Para participar, você precisa primeiro fazer seu login.