Fisioterapia Respiratória

Apresentação

Você sabia que uma das formas mais rápidas e precisas de avaliar o pulmão é através da ausculta pulmonar?
A ausculta pulmonar é indispensável para avaliação e tratamento do paciente, pois ela ajuda a fazer um diagnóstico preciso da indicação ou não da fisioterapia respiratória e direciona as condutas a serem utilizadas durante o atendimento fisio-terapêutico.

OBJETIVOS
  • Reconhecer a anatomia do sistema respiratório
  • Relacionar a região da ausculta pulmonar com a anatomia do sistema respiratório;
  • Identificar os ruídos adventícios.

Ficha técnica

Unidades didáticas às quais este conteúdo pode pertencer:
  • Fisioterapia Respiratória
Outros conteúdos que podem se relacionar a este:
  • Higiene brônquica
  • Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico
Níveis de ensino apropriados:
  • Ensino Superior

Créditos

Autores:
Coordenação pedagógica: Profª. Drª. Valeria Iensen Bortoluzzi
Coordenação técnica: Prof. Ms. Iuri Lammel
Orientação pedagógica:
Instituição: Centro Universitário Franciscano
Data de publicação: Setembro de 2014
Local: Santa Maria, RS
Como citar este conteúdo:
MAIS UNIFRA. Fisioterapia Respiratória. Santa Maria, RS: Unifra, 2014. Online. Disponível em: http://maisunifra.com.br/conteudo/fisioterapia-respiratoria/.

Bibliografia

Bibliografia que embasa este conteúdo:
  • COSTA, D. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 1999.
  • DeTurk, W, D.; CAHALIN,L.P. Fisioterapia cardiorrespiratória baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • GAVA, M.V. Fisioterapia Pneumológica. São Paulo: Manole, 2007.
  • NETTER, F, H. Atlas de anatomia humana. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Espaço do professor

Olá, professor!
A seção Ideias e Propostas tem você como foco, ao fornecer sugestões de trabalho, em diferentes contextos, com os conteúdos que você encontra no MAIS Unifra. O documento que você vai acessar não é um plano de aula, por isso não pode substituir seu planajemento pessoal. Mas você poderá ter boas ideias a partir das nossas.
Aproveite este espaço e bom trabalho!

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é recomendada com o objetivo de reduzir quadros hipersecretivos, desconforto respiratório, assim como obstrução das vias aéreas, favorecendo a mobilização e a eliminação de secreção. A ausculta é o meio semiológico básico em pneumologia. Na prática clínica, a doença pulmonar pode ser diagnosticada quando existem sons adventícios ou quando os sons pulmonares estão alterados em sua frequência, amplitude e intensidade. Para realizar a fisioterapia respiratória, é importante uma avaliação completa e precisa do paciente, além do conhecimento prévio da anatomia do sistema respiratório. Com isso, a ausculta pulmonar se torna um dos fatores indispensáveis na avaliação, direcionando a escolha da conduta fisioterapêutica. A seleção dos recursos e técnicas dependerá de uma criteriosa avaliação da condição clínica do indivíduo e de suas necessidades atuais.

Respiração - Os movimentos do tórax

O sistema respiratório é dividido em via aérea superior e via aérea inferior. Vamos conhecer a anatomia do sistema respiratório? Todas as figuras são interativas, passe o mouse e conheça cada estrutura.

Respiração - Os movimentos do tórax

O tórax ou caixa torácica movimenta-se a cada respiração, expandindo-se na fase inspiratória e retraíndo-se na fase expiratória.

O músculo diafragma e os músculos intercostais externos são os principais músculos usados na respiração. Também incluem o trapézio, o esternocleidomastoide e os escalenos, que elevam a escápula, a clavícula, o esterno e as costelas superiores.

Quando você enche o pulmão de ar, você está inspirando. Isso ocorre por que a pressão é negativa dentro dos pulmões e o músculo do diafragma se abaixa até as pressões externas e internas se igualarem.

O esvaziamento do pulmão acontece quando você expira. A pressão do ar no interior do pulmão se iguala à pressão atmosférica, os músculos tendem a relaxar e, assim, retornam à posição inicial, ocorrendo a expiração.

Ausculta pulmonar

A ausculta pulmonar é abordada com sucesso como recurso orientador da prescrição fisioterapêutica. O estudo dos sons respiratórios normais e anormais é de fundamental importância para o avanço no meio diagnóstico e de triagem. Desta forma, o estetoscópio é uma ferramenta clínica bastante utilizada.

O método de ausculta deve ser sequencial e comparativo entre ambos os hemitórax. Deve ser realizado no sentido crânio-caudal, ser iniciado pela parede anterior e concluído pela região dorsal do tórax. Preferencialmente, a região a ser auscultada deve estar desnuda para que se evite a interferência de outros ruídos.

Atividades

Ainda não há atividades para este conteúdo.

MAIS

Vídeos e Objetos de ensino em links externos:

Objetos de Aprendizagem

imagem_fisio_ausculta_250_150
Ausculta pulmonar
Vídeo explicativo mostrando o método da ausculta pulmonar e a classificação dos sons adventícios.
Tipo da mídia:
imagem_fisio_partes_estetoscopio_150_250
Partes do estetoscópio
Vídeo explicativo mostrando as partes componentes de um estetoscópio
Tipo da mídia:
Thumb
Sistema respiratório
Como funciona o sistema respiratório?
Tipo da mídia:

Participe

ComentáriosFórum

Deixe um comentário

Para participar, você precisa primeiro fazer seu login.