Doença Periodontal

Apresentação

Realizar a higiene bucal corretamente pode evitar um problema muito sério: as doenças periodontais. Essas doenças ocorrem na gengiva e/ou no osso que segura o dente e se não forem tratadas podem levar à perda dentária. Sendo assim, essas enfermidades necessitam de atenção do paciente e de seu dentista. Acesse este conteúdo didático e saiba por que as doenças periodontais são tão preocupantes, como é o tratamento e como evitar que elas ocorram.

OBJETIVOS
  • Compreender o que é doença periodontal.
  • Entender sinais, sintomas e tratamento da gengivite e periodontite.
  • Apresentar uma forma de como escovar os dentes e a língua de maneira adequada.

Ficha técnica

Unidades didáticas às quais este conteúdo pode pertencer:
  • Odontologia
  • Higiene bucal
  • Gengiva
Outros conteúdos que podem se relacionar a este:
  • Saúde
  • Saúde bucal
Níveis de ensino apropriados:
  • Ensino médio e superior

Créditos

Autores:
Coordenação pedagógica: Profª. Dr. Valeria Iensen Bortoluzzi
Coordenação técnica: Prof. Ms. Iuri Lammel
Orientação pedagógica:
Instituição: Centro Universitário Franciscano
Data de publicação: Março de 2018
Local: Santa Maria, RS
Como citar este conteúdo:
MAIS UNIFRA. Doença Periodontal. Santa Maria, RS: Unifra, 2018. Online. Disponível em: http://maisunifra.com.br/conteudo/doenca-periodontal/.

Bibliografia

Bibliografia que embasa este conteúdo:
  • BRUNETTI, M.C.; FERNANDES, M.I.; MORAES, R.G.B. Fundamentos da periodontia, teoria e prática. 1º ed. São Paulo: Artes Médicas, 2007.
  • LINDHE, J.; LANG, N.P.; KARRING, T. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 5º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Espaço do professor

Olá, professor!
A seção Ideias e Propostas tem você como foco, ao fornecer sugestões de trabalho, em diferentes contextos, com os conteúdos que você encontra no MAIS Unifra. O documento que você vai acessar não é um plano de aula, por isso não pode substituir seu planajemento pessoal. Mas você poderá ter boas ideias a partir das nossas.
Aproveite este espaço e bom trabalho!

Introdução

A gengivite é uma doença periodontal causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que, com o tempo, causa uma inflamação na gengiva, deixando-a com aspecto avermelhado e edemaciado (BRUNETTI, FERNANDES, MORAES, 2007). Devido a esse inchaço da gengiva, com o tempo, a placa bacteriana que estava presente no dente passa a ser coberta por esta gengiva. Como defesa do nosso organismo, a gengiva acaba retraindo e ocasionando a perda óssea no osso de inserção do(s) dente(s), resultando na periodontite. Estas duas doenças periodontais, gengivite e periodontite, possuem tratamento, que é realizado em conjunto pelo cirurgião dentista (atuando no processo de intervenção das doenças periodontais) e pelo paciente (como colaborador e mantenedor desta intervenção).

Gengivite, seu conceito, sintomas e tratamento

A gengivite é um processo inflamatório da gengiva causado pela placa bacteriana depositada nos dentes. A gengiva fica com aspecto avermelhado, edemaciado, flácido e com sangramento.

O tratamento para esta inflamação é ir ao cirurgião dentista, para que ele realize raspagem, alisamento e polimento dos dentes, removendo toda a placa bacteriana e os fatores que a deixavam acumulada sobre os dentes. Além disso, o paciente recebe orientação de higiene bucal para tratar e prevenir o aparecimento desta doença. O paciente deve seguir todas as orientações sobre higiene bucal dadas pelo profissional para que essa doença não se estabeleça novamente (BRUNETTI, FERNANDES, MORAES, 2007).

Periodontite, seu conceito, sintomas e tratamento

A periodontite é uma doença periodontal que ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana embaixo da gengiva (subgengival), associado à suscetibilidade do paciente e, também, a outros fatores. Os sintomas são percebidos pelo paciente quando a doença está em um grau muito elevado, uma vez que essa geralmente não apresenta dor, podendo levar à mobilidade nos dentes (dente frouxo) ou perda dentária, devido à perda óssea. Entretanto, se o paciente for ao consultório odontológico periodicamente, outros sintomas mais precoces serão percebidos pelo cirurgião dentista.

O tratamento para esta inflamação é feito pelo dentista com raspagem, alisamento dentário e controle da placa bacteriana pelo paciente. Esse tratamento realizado pela atuação do cirurgião dentista e pelo paciente estabiliza a doença, porém, essa deixa sequelas, como perda óssea alveolar e recessão gengival.

Instruções para uma higiene bucal adequada

A higiene bucal é de grande importância para a prevenção e tratamento das doenças periodontais. Ela deve ser feita com escova multicerdas, pasta de dente e fio ou fita dental. Conforme orientação do dentista, o fio dental pode ser substituído por escova interdental, conforme o espaço que existe entre os dentes.

A escovação dos dentes pode iniciar com o uso do fio dental, primeiramente, realizando o movimento de ‘’vai e vem’’ e movimentos de ‘’sobe e desce’’ quando colocado no meio dos dentes e entrando no espaço entre o dente e a gengiva. É preciso ter cuidado para não machucar esses tecidos, o fio dental deve ‘’abraçar’’ o dente enquanto realiza os movimentos citados acima. Após passar o fio dental em todos os dentes, utilizamos a escova multicerdas com a pasta de dente. Não existe técnica específica para a escovação dentária, mas, para facilitar o processo, descrevemos uma delas, a qual consiste em realizar a escovação fazendo movimentos de vai e vem nos dentes posteriores, e, nos anteriores, movimento da escova para fora da boca. Após, ao fechá-la, fazer movimentos circulares em todos os dentes. E por último, escove a língua, do fundo para a ponta, com movimento de varredura.

Uma escovação satisfatória é aquela na qual você consegue atingir, com a escova e o fio dental, todos os lados dos seus dentes, de forma que retire todo o resto de alimento que ficou acumulado. Portando, a graduação da escova interfere na escovação, escovas médias ou duras são prejudiciais para a gengiva e para os dentes, já escovas macias e extramacias são as ideais (LINDHE, LANG, KARRING, 2010)

Atividades

Não há atividades para este conteúdo.

MAIS

Não há recursos extras para este conteúdo.

Objetos de Aprendizagem

thumb_odo_evolucao-periodontal
Evolução da doença periodontal
Evolução de uma doença bucal
Tipo da mídia:
thumb_odo_gengivite
Gengivite
Diferença entre boca saudável e boca doente,
Tipo da mídia:

Participe

ComentáriosFórum

Deixe um comentário

Para participar, você precisa primeiro fazer seu login.