Doença Periodontal

Apresentação
Realizar a higiene bucal corretamente pode evitar um problema muito sério: as doenças periodontais. Essas doenças ocorrem na gengiva e/ou no osso que segura o dente e se não forem tratadas podem levar à perda dentária. Sendo assim, essas enfermidades necessitam de atenção do paciente e de seu dentista. Acesse este conteúdo didático e saiba por que as doenças periodontais são tão preocupantes, como é o tratamento e como evitar que elas ocorram.
- Compreender o que é doença periodontal.
- Entender sinais, sintomas e tratamento da gengivite e periodontite.
- Apresentar uma forma de como escovar os dentes e a língua de maneira adequada.
Ficha técnica
- Odontologia
- Higiene bucal
- Gengiva
- Saúde
- Saúde bucal
- Ensino médio e superior
Créditos
- Profª. Tatiana Militz Perrone Pinto
- Profª. Luisa Berlato Silva
- Prof. Anderson Ellwanger
- Profa. Jussane Rossato
MAIS UNIFRA. Doença Periodontal. Santa Maria, RS: Unifra, 2018. Online. Disponível em: http://maisunifra.com.br/conteudo/doenca-periodontal/.
Bibliografia
- BRUNETTI, M.C.; FERNANDES, M.I.; MORAES, R.G.B. Fundamentos da periodontia, teoria e prática. 1º ed. São Paulo: Artes Médicas, 2007.
- LINDHE, J.; LANG, N.P.; KARRING, T. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 5º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Espaço do professor
Introdução
A gengivite é uma doença periodontal causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que, com o tempo, causa uma inflamação na gengiva, deixando-a com aspecto avermelhado e edemaciado (BRUNETTI, FERNANDES, MORAES, 2007). Devido a esse inchaço da gengiva, com o tempo, a placa bacteriana que estava presente no dente passa a ser coberta por esta gengiva. Como defesa do nosso organismo, a gengiva acaba retraindo e ocasionando a perda óssea no osso de inserção do(s) dente(s), resultando na periodontite. Estas duas doenças periodontais, gengivite e periodontite, possuem tratamento, que é realizado em conjunto pelo cirurgião dentista (atuando no processo de intervenção das doenças periodontais) e pelo paciente (como colaborador e mantenedor desta intervenção).
Gengivite, seu conceito, sintomas e tratamento
A gengivite é um processo inflamatório da gengiva causado pela placa bacteriana depositada nos dentes. A gengiva fica com aspecto avermelhado, edemaciado, flácido e com sangramento.
O tratamento para esta inflamação é ir ao cirurgião dentista, para que ele realize raspagem, alisamento e polimento dos dentes, removendo toda a placa bacteriana e os fatores que a deixavam acumulada sobre os dentes. Além disso, o paciente recebe orientação de higiene bucal para tratar e prevenir o aparecimento desta doença. O paciente deve seguir todas as orientações sobre higiene bucal dadas pelo profissional para que essa doença não se estabeleça novamente (BRUNETTI, FERNANDES, MORAES, 2007).
Periodontite, seu conceito, sintomas e tratamento
A periodontite é uma doença periodontal que ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana embaixo da gengiva (subgengival), associado à suscetibilidade do paciente e, também, a outros fatores. Os sintomas são percebidos pelo paciente quando a doença está em um grau muito elevado, uma vez que essa geralmente não apresenta dor, podendo levar à mobilidade nos dentes (dente frouxo) ou perda dentária, devido à perda óssea. Entretanto, se o paciente for ao consultório odontológico periodicamente, outros sintomas mais precoces serão percebidos pelo cirurgião dentista.
O tratamento para esta inflamação é feito pelo dentista com raspagem, alisamento dentário e controle da placa bacteriana pelo paciente. Esse tratamento realizado pela atuação do cirurgião dentista e pelo paciente estabiliza a doença, porém, essa deixa sequelas, como perda óssea alveolar e recessão gengival.
Instruções para uma higiene bucal adequada
A higiene bucal é de grande importância para a prevenção e tratamento das doenças periodontais. Ela deve ser feita com escova multicerdas, pasta de dente e fio ou fita dental. Conforme orientação do dentista, o fio dental pode ser substituído por escova interdental, conforme o espaço que existe entre os dentes.
A escovação dos dentes pode iniciar com o uso do fio dental, primeiramente, realizando o movimento de ‘’vai e vem’’ e movimentos de ‘’sobe e desce’’ quando colocado no meio dos dentes e entrando no espaço entre o dente e a gengiva. É preciso ter cuidado para não machucar esses tecidos, o fio dental deve ‘’abraçar’’ o dente enquanto realiza os movimentos citados acima. Após passar o fio dental em todos os dentes, utilizamos a escova multicerdas com a pasta de dente. Não existe técnica específica para a escovação dentária, mas, para facilitar o processo, descrevemos uma delas, a qual consiste em realizar a escovação fazendo movimentos de vai e vem nos dentes posteriores, e, nos anteriores, movimento da escova para fora da boca. Após, ao fechá-la, fazer movimentos circulares em todos os dentes. E por último, escove a língua, do fundo para a ponta, com movimento de varredura.
Uma escovação satisfatória é aquela na qual você consegue atingir, com a escova e o fio dental, todos os lados dos seus dentes, de forma que retire todo o resto de alimento que ficou acumulado. Portando, a graduação da escova interfere na escovação, escovas médias ou duras são prejudiciais para a gengiva e para os dentes, já escovas macias e extramacias são as ideais (LINDHE, LANG, KARRING, 2010)
Atividades
Não há atividades para este conteúdo.
MAIS
Não há recursos extras para este conteúdo.
Objetos de Aprendizagem




Participe
Instruções para uma higiene bucal adequada
Introdução
Gengivite, seu conceito, sintomas e tratamento
Periodontite, seu conceito, sintomas e tratamento

Deixe um comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Para participar, você precisa primeiro fazer seu login.